Logomarca Viva Fisioterapia
Hoje é Domingo, 17 de Junho de 2018

 

     RPG NA GESTAÇÃO

     A estabilidade da gestante, compro­metida pelo aumento de carga sobre músculos e ligamentos da coluna ver­tebral, pode provocar indisposições e desconfortos musculoesqueléticos, com prejuízo da sensação de bem-estar físico.

     A dor lombar, que é considerada distúrbio comum na po­pulação em geral, é também sintoma freqüente durante a gestação. Vários estudos mostraram que pelo menos 50% das mulheres vivenciaram algum tipo de dor na coluna durante a gravidez.

     As dores nas costas durante a gestação representam, portanto, queixa relevante, tanto pela alta freqüência de mulheres acometidas, quanto pela intensidade da dor e desconforto provocado, além de influenciar de modo negativo a qualidade do sono, disposição física, desempenho no trabalho, vida social, atividades do­mésticas e lazer. Esse contexto coloca a necessidade de tratamentos adequados para a dor lombar durante a gravidez.

     Vários estudos, realizados em distintos países, têm apontado a eficácia de téc­nicas fisioterapêuticas para o tratamento da dor lombar na gestação, como a Reeducação Postural Global (RPG).

     A RPG trabalha as cadeias de tensão muscular, com posturas de alongamento, em lugar de exercícios de repetições. Sendo que nenhum músculo se move sozinho, trabalham globalmente, com a finalidade de ir do sintoma à causa das lesões, levando ao relaxamento das cadeias musculares encurtadas e ao equilíbrio do tônus postural.

     Esse tipo de alongamento pode ser benéfico para as gestantes com dor lombar porque o aumento da lordose lombar é comum nesse período, e a RPG contribui para diminuir e harmo­nizar as tensões musculares na cadeia mestra posterior, principalmente nos músculos paravertebrais da região lom­bar.

     Vale ressaltar que o alongamento global também poderá contribuir para um melhor alinhamento corporal, pois durante a gravidez o aumento do peso corporal provoca mudança do centro de gravidade, interferindo na postura, equilíbrio e locomoção.  

     REFERÊNCIAS:

      GIL, V. F. B.; OSIS, M. J. D.; FAÚNDES, A. Lombalgia durante a gestação: eficácia do tratamento com Reeducação Postural Global (RPG). Fisioterapia e Pesquisa, São Paulo, v.18, n.2, p. 164-170, Abr/Jun 2011.

     LEÃO, N.R.; SILVA, S.C.S.M.; SANDOVAL, R.A. Reeducação Postural Global em gestantes com lombalgia.

 

PUBLICADO: 14/07/15



Viva Fisioterapia
Desenvolvido por IGNITI